Voltei para o Brasil, e agora?

A volta para o Brasil depois de um intercâmbio de inglês é sempre um pouco complicada para a maioria das pessoas. Seja por deixar todos os momentos bons que viveu para trás ou ter que acarar de frente a  sua nova/antiga realidade.

Quando você está vivendo uma experiência em outro país tudo é diferente: cultura, pessoas, rotina e hábitos. Você facilmente se adapta àquela nova situação, pois já estava preparado para essa mudança quando saiu de seu país, sabia que iria encarar uma nova realidade. Mas quando você volta para o seu país não passa pela sua cabeça que isto será uma nova adaptação. Sua cidade, seu bairro, seus amigos e familiares serão para você algo totalmente diferente, ou melhor, eles serão iguais, pois não viveram a experiência de viver em outro país, quem de fato estará diferente será você!

Há quem leve isso muito bem e não se importe com as diferenças de pensamentos, mas há quem não consiga mais conviver com as mesmas pessoas, morar no mesmo lugar ou trabalhar com as mesmas coisas. Muitos até voltam para o país que fizeram intercâmbio poucos meses depois. Assim como muitos não querem nem mais pensar em deixar o Brasil. Enfim existem muitos e muitos, cada um vive uma experiência diferente. Mas o mais importante é ter calma e paciência, quando voltar. É estar ciente que nada nem ninguém será ou significará o mesmo que antes!

E uma dica final se você tiver a “Síndrome do Regresso” é buscar conversar com pessoas que também fizeram intercâmbio, elas sabem exatamente o que você está passando!

RSSTwitterDiggMore...